Tradutor

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Tarde das Garrafadas

Olá, aqui é o Matheus com mais uma nova postagem e após a estréia da categoria Lista 5 com os 5 Times que caíram em Ostracismo, vou falar agora de um jogo marcante na história do Majestoso. Hoje vocês verão sobre a Tarde das Garrafadas, tema este sugerido pelo meu amigo Marcello, que a propósito, é torcedor do tricolor paulista. Antes de prosseguir, quero avisar que não torço para nenhum dos 2 clubes que protagonizaram esta partida e nem quero desmerecer um deles ou exaltar o outro, apenas relatar o fato que aconteceu e falar sobre essa partida que entrou pra história como uma das mais marcantes do clássico. Então sem mais enrolações vamos falar desse acontecimento histórico.

Contexto Histórico


Em 1957 no Brasil ainda não existia um torneio nacional de clube, sendo que os principais torneios das equipes eram os campeonatos estaduais e alguns torneios regionais como o famoso Torneio Rio- São Paulo. No caso de São Paulo, obviamente era o campeonato paulista que junto ao campeonato carioca já eram os principais estaduais do Brasil. E o campeonato de 1957 acabou entrando para a história do Clássico Majestoso (nome dado ao confronto entre Corinthians e São Paulo, por serem as 2 equipes do estado que mais venceram derbys /clássicos), com o capítulo da Tarde das Garrafadas, e para entendermos melhor esse acontecimento, irei falar sobre o momento de cada equipe.
Ambos os clubes já estavam entre os maiores vencedores do estado, sendo que o Timão (Um dos vários apelidos do Corinthians) já era o maior campeão estadual com 15 títulos e o Tricolor (Uma das várias alcunhas do São Paulo) tinha ao todos 7 títulos, sendo o 4º maior campeão, ficando atrás do Palmeiras com 12 conquistas e o Paulistano com 11 conquista (Esse time já estava extinto na época e foi um dos clubes que após o fechamento, formou o próprio tricolor), sendo que nessa década os 2 juntos até 1956 tinham conquistado 4 títulos, 3 do Corinthians (1951, 52 e 54) e 1 do São Paulo (1953), além de terem sido vices nas edições de 55 (No caso o Corinthians) e 56 (nesse caso o São Paulo), ambas as edições vencidas pelo Santos, no começo da famosa Era Pelé. Vale lembrar que essa época é lembrada por torcedores corintianos como A Era de Ouro do clube, sendo considerada por alguns torcedores como a melhor da equipe, enquanto que para o São Paulo, foi uma década que marcou pouco o clube.
Resultado de imagem para são paulo campeão paulista de 1953
Foto do time campeão de 1953, https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhF0Goj6gA0EcgpbLSk7qFrfzgA2bfVEw7gbPjD9q-beYlksom-X-ewtCrgTxXhEveEBHu0Z5jwJKc-DwKSOsHXw4Ur3BkmnV9HfRWDQbarFk0KaeiRndicHV9-YecOhJGUdJzQOHo0ItE/s1600/sao+paulo+1953+jf.jpg
Resultado de imagem para Corinthians foto campeão de 1954
Foto do time campeão de 1954, https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOk59-0HmIFjtY1WqbBM6LshIwzoTi7fc3iiiD88E1ZHPn8V9O19R5YTzC08_SV5jdEJfok3E8q8oVS_54fUoU5ek9kjGCVRjnZ55JW34NkSGmkkqVC9qy8knXNGAfNOuDhK6xl1GtimY/s1600/Campe%25C3%25A3o+Paulista+de+1954.jpg
Na época os 2 times ao lado do atual bicampeão Santos estavam entre os favoritos para a conquista. E estes clubes lutaram até o final pelo título. Para entender melhor, explicarei um pouco sobre o campeonato dessa temporada. Ele era organizado em pontos corridos com 20 clubes. Estes se enfrentavam em turno único onde cada vitória valia 2 pontos, cada empate 1 pontos e cada derrota 0 pontos. No final desse turno os 9 primeiros colocados passavam pra outro grupo chamado de Série Azul com 10 equipes também em pontos corridos com turno e returno onde o líder seria campeão, os 9 últimos colocados iriam para também um grupo com 10 clubes e também em turno e returno chamado de Série Branca, onde o lanterna dele seria o único rebaixado, e o 10º e 11º se enfrentariam em partidas de Play-Off, onde o vencedor iria pra para Série Azul e o perdedor pra Série Branca.
No final da 1ª fase passaram Corinthians, Santos, Portuguesa, Jabaquara, São Paulo, Ponte Preta, Palmeiras, XV Piracicaba, e Botafogo nessa ordem de classificação (do melhor pro pior), sendo que o Botafogo passou pelo Noroeste nos Play-Off. Na 2ª fase, Corinthians, São Paulo e Santos brigaram ponto a ponto pelo título sendo que o Corinthians chegava como líder na penúltima rodada precisando vencer pra ser campeão antecipado e detalhe, o time estava invicto até aquela rodada, ou seja, poderia conquistar o título invicto. Porém a derrota para o Santos por 1x0 e a suada vitória do São Paulo sobre o Palmeiras também por 1x0, fizeram com que a decisão caísse na última rodada. E quis o destino que o último jogo fosse um Majestoso, valendo o título do Paulista daquele ano.
A situação era a seguinte: Corinthians e São Paulo chegavam à última rodada com 28 pontos e precisavam da vitória para ser campeão, sendo que em caso de empate, disputariam um triangular final contra o Santos que na última rodada, um dia antes do Majestoso, goleou o Palmeiras por 4x1, assumindo temporariamente a 1ª colocação.
Imagem relacionada
Manchetes da época, http://acervosantosfc.com/wp-content/uploads/2016/12/paulista_1957.png

O Jogo


No dia 29 de dezembro de 1957 no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, São Paulo e Corinthians entravam em campo com a obrigação de vencer para ser campeão. Do lado do Timão tínhamos: Gilmar dos Santos Neves, Olavo e Oreco; Idário, Valmir e Benedito; Cláudio, Luisinho, Índio, Rafael e Zague; enquanto do lado do Tricolor tínhamos: Poy, De Sordi e Mauro Ramos de Oliveira; Sarará, Vítor e Riberto; Maurinho, Amauri, Gino Orlando, Zizinho e Canhoteiro. Quando a bola rolou, o 1º tempo viu o São Paulo ter mais domínio da partida, apesar do Corinthians ter tido as melhores chances. Mas apesar disso tudo, o 1º tempo terminou em 0x0 sendo que a chance mais clara de gol foi do alvinegro que aos 39 minutos, Benedito chuta uma bola em direção ao gol de Poy que agradece por ela ter explodido na trave e não ter entrado.
Resultado de imagem para Campeonato Paulista de 1957 são paulo x corinthians
Foto do time do Corinthians, https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2fHrvfJMhVrn8oXpNQ5yO0gpEo-TyxP42CjgS3j7nuXog2rYZNRsrkrzC_kCDM9UI4LBtvGZPPjLaVyMdfX86bsme9hfFd3vpgYJjoiw3MrTYIO2Mux4gQwiOYk1DT7nuffICSOyqHnw/s400/CORINTHIANS+1957+A.jpg
Imagem relacionada
Foto do time do São Paulo, http://memoriasdoesporte.com.br/wp-content/uploads/2017/07/18-5.jpg
Mas no 2º tempo a história do jogo mudou. O Corinthians começou logo no início indo com tudo ao ataque e parecia que faria o gol. Mas ficou no parecia mesmo porque aos 16 minutos, após uma cobrança de falta de Zizinho, Gino Orlando desvia de cabeça e Amauri entra cara a cara com Gylmar e marca o 1º do São Paulo na partida. 1 minuto depois Amaury lança Canhoteiro na esquerda e o ponta dribla Olavo e chuta na saída de Gylmar, ampliando para o tricolor. Porém quem achava que após o 2º gol do São Paulo a partida esfriaria se enganou, pois logo aos 21 minutos, Zague cruza na área, Índio toca de cabeça e Rafael, de bicicleta, diminui pro alvinegro. Após esse gol a partida ficou em aberto e o Corinthians continuou com a pressão pra cima do São Paulo tentando empatar de qualquer forma. Porém o ataque corintiano perdia muitas chances de gol enquanto o São Paulo dava chutão buscando matar o jogo no contra- ataque. E foi isso que aconteceu, de forma polêmica inclusive. Aos 34 minutos Gino lança a bola na ponta direita, mas o bandeirinha inglês Cross assinala impedimento de Maurinho. Porém ao perceber que o mesmo vinha de trás da zaga, abaixou e deixou a jogada seguir. Essa falha do bandeirinha fez Oreco, que estava marcando o jogador são-paulino na jogada, ficar parado e deixar que o ponta são paulino cara a cara com Gylmar marcasse o 3º do tricolor, praticamente matando o jogo em 3x1.
Resultado de imagem para tarde das garrafadas jogadores comemorando gol
Time do São Paulo comemorando o gol de Canhoteiro, https://cdn-images-1.medium.com/max/2000/1*jIhube7IbWOEXlFSU6hTsQ.jpeg
Após esse gol Maurinho, relatos dizem que o jogador teria provocado o goleiro corintiano, dando um tapinha na cara do mesmo e apontando pra bola que estava no fundo das redes, mostrando para Gylmar onde estava a bola e que isso fez o goleiro do time alvinegro partir pra cima do ponta são-paulino e então o tempo fechou. Graças à pancadaria que se instaurou, o árbitro paralisou a partida por alguns minutos sendo retomada depois. Também não é dito com certeza o tempo que a partida ficou paralisada, mas sabe-se que ficou em torno de 6 a 10 minutos. Após esse tempo paralisado, o árbitro retomou a partida que seguiu sem muita emoção, até o apito final.
Resultado de imagem para Campeonato Paulista de 1957 são paulo x corinthians
Manchetes da partida que acabou entrando pra história do clássico, http://old.gazetapress.com/v.php?1:116789:6

Pós- Jogo


Após a o apito final, a torcida do Corinthians em forma de protesto contra o gol validado pelo bandeirinha como forma de reclamar do “impedimento” no 3º gol do São Paulo, começou a tacar pedras, paus e principalmente garrafas em direção ao bandeirinha atrapalhando a festa do time do São Paulo, que não conseguiu fazer a volta olímpica no estádio. Por causa desse detalhe, esse jogo ficou conhecido como a Tarde das Garrafadas.
Resultado de imagem para tarde das garrafadas
Imagens do protesto da torcida corintiana, https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPWmHWGPqfcLCCbfGTN6NRv4-HG4tK6CDsQP8jALWS7ZRoAzq0WYHOhyv49ccV9-g-vGgfCsro28_lApra9MKT6j62tqNdbLTFj7ffmRe07-UzIwIFYLM9ppTvs2v7MwZvK-zJJ4hvSgk/s400/tarde+das+garrafadas+29.12.1957.jpg
Resultado de imagem para Campeonato Paulista de 1957 foto do time campeão
Foto do time campeão paulista de 1957, http://www.tricolormania.com.br/imagens/titulos/1957.jpg

Consequências do jogo


Após o término da partida o São Paulo foi campeão paulista de 1957, sendo que este título é sempre lembrado pela torcida até hoje como uma das maiores glórias do clube ainda mais se falando em um majestoso. Já o Corinthians, além de perder o título, caiu para a 3ª colocação graças à vitória do Santos no dia anterior. Esse resultado acabou sendo visto como um vexame para o time que a 2 rodadas do fim do campeonato, tinha o título em suas mão e ainda poderia ser campeão invicto.
Porém após esse ano, tanto o Corinthians quanto o São Paulo passaram por jejuns de títulos e a década de 60 é sempre lembrada como uma das mais fracas pra ambos os clubes, já que o São Paulo ficou 13 anos sem conquistar nada, muito por causa da construção do Morumbi, voltando a comemorar apenas em 1970, e o Corinthians ficou 23 anos sem ganhar nada de expressão, graças a uma crise instaurada em 1957 que foi o estopim desse jejum, encerrado apenas em 1977. Esses fatos aliados a época ter visto o Santos de Pelé e o Palmeiras de Ademir da Guia, fizeram os 2 perderem muita relevância de demorarem para voltar a ter os holofotes.
Resultado de imagem para Santos de pelé
Foto do Santos de Pelé bicampeão da libertadores em 1962 e 63, http://www.conmebol.com/sites/default/files/santos1962.jpg
Resultado de imagem para palmeiras de ademir da guia
Foto do Palmeiras de Ademir da Guia, time já tricampeão nacional na época, http://memoriasdoesporte.com.br/wp-content/uploads/2017/06/foto-11.jpg
Mas uma coisa é certa, independente da época, o Majestoso tem uma rivalidade tão intensa que independente da época sempre tem jogos marcantes. E esse acontecimento é só mais uma prova disso.

Referências Bibliográficas
















Todos os links foram acessados no dia 23 de Fevereiro de 2018.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Lista 5- Clubes que caíram no ostracismo

Olá, meu nome é Matheus, e estou de volta com uma nova postagem. Após escrever sobre o "Milagre de Berna", venho com uma nova categoria: Lista 5, onde apresentarei 5 nomes relacionados a certo tema. Para começarmos falaremos de 5 clubes que caíram em ostracismo. Para aqueles que não entenderam, são clubes que marcaram uma época seja por grandes conquista ou por grandes esquadrões e hoje são esquecidos, ou seja, caíram em ostracismo. Sem mais enrolações, vamos aos nomes.


1- Guarani

Imagem relacionada
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a8/Guarani_FC_logo.svg

Vamos começar com um clube brasileiro. Considerado por muitos como o maior clube do interior no Brasil. Fundado no dia 2 de abril de 1911, o Guarani, que é sediado em Campinas, assim como seu maior rival, a Ponte Preta, é um dos times mais antigos do estado de São Paulo e também um time sempre considerado de grande tradição. O Bugre, como é apelidado, marcou as época de 1970 e 80 por estar entre as potências do Brasil e também por apresentar grandes esquadrões como os de 1978, 1981, 1986 e 1987, além de revelar jogadores que marcaram o futebol brasileiro, como Luisão, Amoroso, Renato, Neto, Careca (Considerado por muitos o maior e melhor jogador da história do clube), etc.
Resultado de imagem para Careca guarani
Careca capitão do time no Brasileiro de 1978 e maior ídolo do clube, http://ferroviariaemcampo.blogspot.com/2014/09/os-jogos-de-careca-contra-ferroviaria.html
E foi justo nessas décadas douradas onde o clube fez história, para ser mais específico, em 1978, onde o time comandado por Careca, foi passando por 3 fases de grupos e no mata-mata deixou pra trás Sport-PE e Vasco-RJ, até chegar a final e lá, bateu o Palmeiras, vencendo as 2 partidas por 1x0, e faturou o seu 1º e único título de campeonato brasileiro (A época chamado de copa Brasil) até hoje. Também é a única vez na história onde um clube do interior venceu a principal competição nacional. Depois desse feito, o time ainda conquistaria a Taça de Prata de 1981 (Brasileiro série B) e ainda amargaria vices campeonatos tanto no estadual quanto no brasileiro.
Resultado de imagem para guarani campeão brasileiro
Foto da equipe campeã em 1978, http://www.campeoesdofutebol.com.br/poster/guaranisp_campbras78.jpg
Porém, após essa época de ouro, o time começou a decair de rendimento e nunca mais conseguiu montar um grande esquadrão, passando a viver com vários rebaixamentos, inclusive rebaixamento em campeonato estadual. Dos anos 90 até hoje o clube viveu de lampejos, mas nunca conseguiu montar um time que chegasse a se destacar.
Resultado de imagem para guarani sala de trofeus
Sala de troféus do  clube, https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3p28X16Xbfmv1rdKrpiSTrcJafBxQftKcHeOIUOdJjyzGHbxL45jG-YlyyKWvLMLusu3qIOLjAq5cGwONDO4Pf2rJM4B2hOdieVn7tzKYsIPHc1BPL9pO9rqA-zEjRtH5sRvKla5Lz28/s400/sala+de+trofeus+do+guarani+fc+%25285%2529.JPG
Atualmente o Guarani disputa a série A2 do paulistão (Equivalente a uma série B do estadual) e o campeonato brasileiro série B. No total o clube coleciona alguns títulos e deles vale destacar o brasileirão de 1978 e o brasileirão série B de 1981. As outras conquistas são títulos regionais menores como o campeonato campineiro.

2- Nuremberg

Imagem relacionada
http://umgrandeescudeiro.blogspot.com/2012/10/alemanha-bundesliga-2-201213.html

Quando falamos de futebol alemão sempre nos lembramos de times como Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Hamburgo, etc. Porém poucas pessoas lembram-se do 1. Fußball-Club Nuremberg. O Clube que até hoje é o 2º maior campeão da Bundesliga (Campeonato alemão) e o 1º campeão da DFB-Pokal (Copa Alemã).
Imagem do 1º campeão da DFB-Pokal, http://trofeusdofutebol.blogspot.com.br/2011/05/copa-da-alemanha.html
O Clube fundado em 4 de maio de 1900, na cidade que de mesmo nome, começou a se destacar logo no início e em apenas 2 décadas já conquistava seus 1ºs troféus, sendo a década de 1920 a melhor época da equipe, onde o clube faturou 5 edições do campeonato alemão. Após essa década, o Der Club (O Clube), como é popularmente chamado, se manteve entre os principais clubes do futebol alemão até a década de 1960, década também do nascimento da era Bundesliga em 1963. Durante o período de 1930 até 1968 o clube ainda conquistaria 4 campeonatos alemães sendo o último em 1967/68, o único na era Bundesliga,  e 3 copas alemãs.

Mas a partir de 1969 o Nuremberg sofreu seu 1º rebaixamento e de lá até hoje, nunca mais consegui se manter relevante no futebol alemão, tornando-se um clube “Gangorra”, times que sempre sobem e caem de divisões. Isso aliado a várias crises financeiras e o assustador crescimento de rivais, principalmente do Bayer de Munique que, em 1987, superou o rival na questão de títulos alemães, fizeram com que o clube perdesse sua relevância. O time teve ainda um lampejo na temporada 2006/07 vencendo a DFB-Pokal sobre o Sttutgart e jogando a Euro League da temporada seguinte, caindo nas 16 avos de final para o Benfica.
Resultado de imagem para Nuremberg campeão copa alemã
Festa do título da DFB-Pokal de 2006/07, http://www.dw.com/image/2558890_4.jpg
Atualmente o Nuremberg se encontra na 2. Bundesliga (2ª divisão do campeonato alemão), tentando o acesso a Bundesliga e em seus 118 anos o clube conquistou ao todo 9 campeonatos alemães (1919/20, 20/21, 23/24, 24/25, 26/27, 35/36, 47/48, 60/61 e 67/68), 4 copas alemãs (1935, 39, 61/62 e 2006/07) e 4 campeonatos alemães da 2ª divisão (1979/80, 84/85, 2000/01 e 03/04).


3-Torino

Resultado de imagem para torino escudo
http://trivela.uol.com.br/conheca-o-clube-torino-o-touro-que-ficou-manso/

Fundado em 3 de dezembro de 1906, em Turim, mesma cidade onde se localiza seu maior rival, a Juventus, o Torino Football Club é um dos clubes mais tradicionais do futebol italiano sendo inclusive o 5º maior campeão italiano. Assim como o Nuremberg, o clube conquistou seu primeiro título nacional na década de 1920, para ser mais específico, o campeonato italiano da temporada 1927/28. Porém diferente do time alemão ele demoro pra ter um destaque, sendo que até antes da década de 40 o time tinha conquistado apenas 2 títulos.
Então chega a década de 1940 e o clube simplesmente marca não apenas o futebol italiano, mas também o futebol mundial, onde o Toro, como é popularmente conhecido, simplesmente montou um dos esquadrões mais marcantes do esporte, sendo inclusive a base da seleção italiana. Esse esquadrão fantástico que recebeu a alcunha de " O Grande Torino" dominou o futebol italiano conquistando incríveis 5 "Scudettos" (Apelido do campeonato italiano) e 1 copa da Itália, sendo essa a época mais gloriosa da equipe italiana.

Porém em 1949 as vésperas da Copa do Mundo de 50, o time após um amistoso contra o Benfica, em Lisboa, sofreu um trágico acidente de avião, onde toda a delegação do clube acabou morrendo, nessa que ficou conhecida como "A Tragédia de Superga". Esse trágico acidente afetou  não apenas a seleção italiana, que jogou a copa de 50 totalmente enfraquecida e sofrendo com a viagem de barco até o Brasil, mas também afetou e muito o Torino que, após essa época gloriosa, o time nunca mais foi o mesmo.

Após a década de 40, o clube passou a viver com rebaixamentos para a série B italiana e mesmo na série A nunca obteve muito destaque, vivendo apenas de lampejos. Mas na questão títulos, a última conquista da equipe foi a série B da temporada 2000/01 e de lá pra cá o clube coleciona alguns rebaixamentos, sempre alternando entre as série A e B do futebol italiano.

Hoje, o Toro disputa a série A onde ele é apenas um time que fica no meio de tabela, não almejando nada maior a não ser no máximo uma vaga na Euro League. Na questão conquista o clube ao todo detém 7 títulos italianos série A (1927/28, 42/43, 45/46, 46/47, 47/48, 48/49 e 75/76), 5 copas da Itália (1935/36, 42/43, 67/68, 70/71 e 92/93) e 3 série B (1959/60, 89/90 e 2000/01).


4- Argentinos Juniors

Imagem relacionada
https://br.pinterest.com/pin/400961173055930236/

Dito pela própria FIFA como um dos times mais importantes do futebol sul-americano, a Asociasión Atlética Argentino Juniors é um clube fundado em 1904 sediado no bairro de La Paternal, na região de Buenos Aires, na Argentina. O Bicho, como é apelidado, não é uma equipe muito conhecida fora do argentino, até pela sua pequena coleção de títulos. Quando se fala de futebol Argentino sempre nos lembramos de Boca Juniors, River Plate, Indenpendiente, Racing, etc. 
Mal sabem estes que o Argentino Juniors é só o clube que mais revelou jogadores de grande importância para o futebol argentino, podendo ser considerado a mais importante categoria de base do futebol argentino e porque não, uma das mais importantes da história do futebol mundial. Para se ter uma ideia do que foi dito, o clube foi responsável por revelar nomes como Maradona, Riquelme, Sorín, Cambiasso, Redondo, Coloccini, etc., a lista de grandes jogadores revelados pela equipe é extensa. Além de vários nomes marcantes para a equipe como os de Borghi e Batista, que fizeram parte de um dos times mais marcantes e que mais surpreendeu o futebol sul-americano. 

Placa Argentinos Juniors (Foto: Edgard Maciel / Globoesporte.com)
Placa com o nome de jogadores revelados pelo clube, http://s.glbimg.com/es/ge/f/original/2011/04/18/placa_argentinojuniors_gcom62_.jpg
Na década de 80, para ser mais específicos, durante os anos de 1984 até 1986 (o Auge da equipe), o time montou um esquadrão fantástico e nesse pequeno espaço de tempo conquistou 2 campeonatos argentinos e a Copa Libertadores de 1985. Para se ter uma Idéia a equipe até a final passou por times como Fluminense, Vasco e Indenpendiente, e lá, enfrentou o América de Cali da Colômbia. Após empatar as 2 partidas, o Bicho foi campeão nos pênaltis, sendo essa até hoje a conquista mais importante da equipe. No final do mesmo ano ainda perderia a final do mundial para a Juventus da Itália. 
Resultado de imagem para argentinos juniors campeão libertadores
O esquadrão de 1985 comemorando a inédita conquista da libertadores, http://www.conmebol.com/sites/default/files/argejun.jpg
Porém após marcar época com esse esquadrão, o clube acabou sumindo do mapa e ficando na seca, até conquistar o campeonato argentino clausura de 2010, porém após essa conquista, o clube entrou em decadência e de lá pra cá sofreu com 2 rebaixamentos. Porém o clube conseguiu voltar a elite do futebol argentino na última temporada, sendo campeão da 2ª divisão. 

Resultado de imagem para argentinos juniors Borghi
Claúdio Borghi, um dos principais nomes da equipe de 1984-1986, rivaliza direto com Maradona o posto de maior ídolo do clube, https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/41/51/e1/4151e11cd5cec9a0a1808bbcd7b5bb5b.jpg

Atualmente o clube disputa a 1ª divisão onde até essa postagem, estava na 13ª colocação. E sobre suas principais conquistas, o clube tem poucas. As Mais relevantes são: 1 copa libertadores (1985), 3 campeonatos argentinos (1984 Metropolitano, 85 Nacional e 2010 Clausura) e 4 campeonatos argentinos série B (1940, 55, 97 e 2016/17).


5- Nottingham Forest

Resultado de imagem para Nottingham forest escudo 2018
https://dreamleaguesoccer.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Nottingham-Forest-escudo.png
Para encerrarmos a lista, falaremos do maior caso de ostracismo, ascensão e queda de um clube na história do futebol mundial. O Nottigham Forest foi fundado em 1865, na cidade de mesmo nome, sendo dessa lista disparado o clube mais antigo de futebol. O time que também é conhecido pelas alcunhas de NFFC, Forest, The Tricky Trees, etc., divide rivalidade com o Derby Count e o Leicester City, outros 2 casos de equipes que fizeram história. Mas voltando aos Forests, o clube demorou muito tempo para pode ser destacar no futebol inglês. Pra resumir, o Nottingham Forest desde sua fundação até meados de 1970 era uma equipe gangorra, que sempre alternava entre a 1ª e a 2ª divisão inglesa, chegando até mesmo a disputar a 3ª divisão do futebol inglês e incomodava muito pouco o futebol nacional, sendo que até a década de 1970, o clube havia conquistado apenas 2 F.A. Cups (Copa da Inglaterra) e títulos de divisões inferiores.
Mas tudo mudaria a partir de 1975 com a chegada do maior nome do clube: o lendário treinador Brian Clough. Ele chegou após um péssimo trabalho no Leeds United, que era umas das potências do futebol inglês e europeus da época. Porém o ótimo trabalho no Derby Count, durante o período de 1967 até 1973, sendo inclusive campeão inglês. Ele chegava com o objetivo levar o clube a 1ª divisão e vale lembrar que a época, o futebol inglês era dominado pelo já dito Leeds United e o Liverpool que foi o maior papa títulos dessa época.
E o que aconteceria na virada da década realmente seria algo que marcaria não apenas o clube, mas também o futebol mundial. Para resumo da ópera, Clough chegou em 1975 para levar o clube para a 1ª divisão, meta essa alcançada na temporada 1976/77. Depois de subir na temporada seguinte, o time conquista de forma inédita o campeonato inglês, a copa da liga inglesa e a supercopa da Inglaterra. E nas 2 temporada seguintes desses títulos, o clube conquista mais 1 copa da liga inglesa, 1 supertaça da UEFA e simplesmente, 2 edições da UEFA Champions League, sendo que em 1978/79 bateu o também azarão Malmo da Suécia e em 1979/80 bateu o poderoso Hamburgo da Alemanha. Para se ter noção desse feito, existem clubes considerados grandes na Inglaterra como Arsenal, Chelsea, Everton e Aston Villa que tem menos conquistas que os NFFC, sendo que desses que citei apenas Aston Villa e Chelsea tem o título da Champions League.
Após a virada da década, o Nottingham Forest se manteve entre o principais clubes da Inglaterra até 1993, sendo que nesse período o clube ainda conquistou mais 2 edições da copa da liga inglesa. Nesse ano, Clough se aposentou de sua gloriosa carreira e após isso o clube inglês passou a decair de rendimento, e voltou a ser um clube gangorra, vivendo de acessos e rebaixamentos entre a 1ª e a 2ª divisão. Desde aposentadoria de Brian Clough, o clube conquistou apenas a 2ª divisão inglesa em 1997/98, porém logo na temporada seguinte o clube foi rebaixado de novo a 2ª divisão e por lá permanece até hoje.

Resultado de imagem para Nottingham forest Brian Clough
Brian Clough, treinador lendário e maior ídolo da história dos Tricky Trees, https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*ES0d161M9CKsoCZWAnYDGg.png

Resultado de imagem para Nottingham forest campeão da champions league
Time campeão da Champions League de 1978/79, https://doentesporfutebol.com.br/2014/05/alguns-times-menos-populares-que-ja-venceram-a-champions/

Resultado de imagem para Nottingham forest campeão
Foto da equipe com algumas conquistas de 1978 a 1980, http://www.futebolnaveia.com.br/wp/wp-content/uploads/2017/05/Nottingham-Forest-197778.jpg

Atualmente o Forest disputa apenas a FL Championship (2ª divisão da Inglaterra), e as copas nacionais. E na questão de títulos, suas principais conquistas até hoje são: 2 champions leagues (1978/79 e 79/80), 1 supertaça da UEFA (1980), 1 campeonato inglês (1977/78), 2 F.A. cups (1897/98 e 1958/59), 4 copas da liga inglesa (1977/78, 78/79, 88/89 e 89/90), 1 supercopa da Inglaterra (1978), 3 títulos da 2ª divisão (1906/07, 21/22 e 97/98) e 1 título da 3ª divisão (1950/51), além de conquistas menores como a copa dos membros ingleses disputada de 1985 até 1992.

Referências Bibliográficas


https://www.transfermarkt.pt/1-fc-nurnberg/erfolge/verein/4

http://torinofc.it/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Trag%C3%A9dia_de_Superga

https://pt.wikipedia.org/wiki/Torino_Football_Club#Principais_t%C3%ADtulos


https://pt.wikipedia.org/wiki/Asociaci%C3%B3n_Atl%C3%A9tica_Argentinos_Juniors#T%C3%ADtulos

https://www.transfermarkt.pt/argentinos-juniors/erfolge/verein/1030


http://www.futebolportenho.com.br/2014/08/15/11-jogadores-para-os-110-anos-do-argentinos-juniors/


http://www.argentinosjuniors.com.ar/


http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2011/04/celeiro-de-craques-argentinos-jrs-busca-reviver-seus-dias-de-glorias.html


https://www.imortaisdofutebol.com/2014/01/29/esquadrao-imortal-argentinos-juniors-1984-1986/


https://www.nottinghamforest.co.uk/

http://www.bemparana.com.br/globallfc/eramos-grandes-conheca-o-pequeno-gigante-ingles-nottingham-forest/

https://www.transfermarkt.pt/nottingham-forest/erfolge/verein/703

https://pt.wikipedia.org/wiki/1._Fu%C3%9Fball-Club_N%C3%BCrnberg

http://www.guaranifc.com.br/site/instituicao/titulos-e-conquistas/