Tradutor

quarta-feira, 28 de março de 2018

Expressões famosas do futebol


Olá, aqui é o Matheus, de volta. Queria pedir desculpas pela demora de uma postagem, fiquei sem vontade após a palhaçada do STF na quinta-feira passada que me deixou muito pra baixo e sem vontade de escrever, mas agora estou de volta trazendo mais uma postagem nova. Após a última Lista 5 sobre Clubes do Interior Paulista, irei apresentar uma nova categoria: Curiosidades. Categoria autoexplicativa onde falarei de um tema especifico do esporte bretão, e para hoje falarei de algumas expressões famosas do futebol. Sem mais enrolações vamos a elas.

"Turma do Amendoim"

Resultado de imagem para turma do amendoim
http://www.thepicta.com/user/turmadoamendoimoficial/3116205359
Para começarmos, vamos com uma expressão muito conhecida pelos torcedores do Palmeiras em especial, mas que hoje não é muito lembrada. Essa expressão para quem não conhece se refere a um grupo de pessoas que gostam de reclamar do clube que acompanham, mesmo que às vezes essas reclamações não tenham motivo ou cabimento.
Sobre sua origem, aconteceu em 1999. O técnico do Palmeiras a época era Luiz Felipe Scolari, mais conhecido como Felipão (Ou técnico do 7x1 pra alguns), comandava o time do alviverde. O comandante, que estava desde 1997, tinha posto no clube uma forma de jogar diferente das academias, apostando em um futebol mais defensivo e raçudo. Esse estilo de jogo não agradou muito alguns torcedores do palmeirense, e começaram a cornetar o treinador. Normalmente esses que o criticavam e reclamavam ficavam atrás do banco de reserva do time. Isso persistiu até quem em 1999, durante uma coletiva ele decidiu falar sobre o assunto: ”alguns torcedores vão ao estádio apenas para comer amendoim e reclamar do time”.
Resultado de imagem para turma do amendoim felipão
Encontro entre Felipão e Rogério Lugó da Turma do Amendoim, https://i.ytimg.com/vi/_CkxithHRCQ/hqdefault.jpg
Desde então esse grupo de pessoas passou a ser apelidado de “Turma do Amendoim”, para se referir a ao grupo que apenas crítica e reclama do próprio time. 

"Corneta"

Resultado de imagem para futebol corneta
http://app.globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/glossario-do-verdao/img/corneteiros.png
Expressão utilizada para se referir a alguém que sabe apenas reclamar de algum time ou dos jogadores. Podemos dizer que vários corneteiros formam a Turma do Amendoim. Essa expressão se originou por volta de 1930 e também tem participação do Palmeiras no meio, no caso o Palestra Itália como era originalmente chamado.
Essa expressão surgiu por volta de 1932. Durante essa época na esquina das ruas Caraíbas e Turiassu, existia um bar onde conselheiros do Palestra Itália se reunia e do lado desse bar havia uma fábrica chamada de Cornetas Ferramentas, fábrica esta que era especializada na produção de canivetes conhecidos como “pica fumo” e tesouras, e ambos os comércios ficavam em frente ao antigo Parque Antártica. A partir desse ponto existem duas versões sobre o surgimento dessa expressão.
Resultado de imagem para fábrica cornetas ferramentas
Foto da fábrica a época, http://corneta.com.br/sitecutelaria/historia/fotos/foto5.jpg
A 1ª versão diz que durante os conselhos deliberativos ou da diretoria, os conselheiros entravam junto ao pessoal da oposição. Esse 2º costumava gritar durante as reuniões e então logo fizeram analogia com a fábrica ao lado, chamando esse pessoal 1º de “pessoal da corneta” e pouco tempo depois de “corneteiros”, ficando assim como um símbolo desse grupo e depois a expressão acabou sendo usada para se referir ao pessoal que apenas reclama.
A 2ª versão fala que os trabalhadores da fabrica ao lado do bar tinha o costume de assistir os treinos do time e muitos criticavam a equipe durante os treinos, tendo relatos que esses trabalhadores assistiam do telhado da fábrica o treino, mesmo tendo outros relatos falando que isso não acontecia. E por conta dessas reclamações e pelo fato de trabalharem na Cornetas Ferramentas, acabaram recebendo 1º o apelido de “pessoal da corneta” e posteriormente de “corneteiros”. 
Resultado de imagem para torcedor corneteiro
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhl_-M7fX-Itho6mDxUnjFTdkSLwotICFSZBaDQVfJ3WncRcC0Xjq5EI9cnDHkzjCaIN4TPOwffSZz4bFbvnJrNNiGVaQg3m3yjSltnGweOW8e90Gl672oYxsdXh8IdFVpJ1im4_z8KN2AM/s400/corneteiros.jpg
Também é dito que essa expressão se origina da cultura dos boiadeiros, vindo de boi-corneta, animal que tem um mugido capaz de juntar o rebanho em sua volta.

“Zebra”

Resultado de imagem para zebra futebol
http://www.casseta.com.br/lapena/files/2014/06/zebra-bola.jpg
Expressão essa muito conhecida também e com um surgimento muito interessante. No campeonato carioca de 1964, o técnico Gentil Cardoso assumiu a tarefa de treinar a Portuguesa, equipe que a época e ainda hoje é modesta e pequena no estado do Rio de Janeiro. Após assumir o cargo logo na sua estréia ele teria uma tarefa difícil, que seria enfrentar o Vasco da Gama. As vésperas do jogo um repórter o perguntou qual seria o animal que daria no jogo, então o treinador respondeu: “Vai dar zebra!”, expressão usada em referencia ao jogo do bicho, pois o animal não tem seu nome emprestado ao jogo e interpretam esse fato como uma “tragédia”.
Resultado de imagem para gentil cardoso
Gentil Cardoso, criador da expressão "Deu zebra", https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwyxxtSSkV_9jvixbFVmY-JLJ0rwvssH49tIQaq4OyAaQgFgtTO3vECcA7UIf91v4crkPnglARHzuZyuQoJUwitWv6x1-3bRqFvDbSmFbcizMK9YoLUEutlvovN3A-J4bWsePoHW3TEFdD/s1600/gilmargentil.jpg
Mas para a surpresa, a Portuguesa acabou batendo o Cruz-maltino por 2x1 no jogo e a reportagem para essa partida foi: “Deu zebra!”.
Após esse fato, o clube adotou a zebra como sua mascote oficial e o termo “Deu zebra” ou apenas “zebra” é utilizado para quando alguém da azar. No caso do futebol como já disse em uma postagem, é quando um acontece um resultado inesperado de uma equipe menos expressiva, seja uma vitória simples contra um adversário mais forte, como foi o caso da lusa carioca, ou até mesmo uma campanha surpreendente de um time menos cotado ou com menos tradição em um torneio, como por exemplo, o da Costa Rica na última Copa do Mundo.
Resultado de imagem para portuguesa rj mascote
Mascote da Lusa Carioca, https://futebolnacional.com.br/mascotes/Brasil/Rio%20de%20Janeiro/Portuguesa-RJBR%289%29.jpg

 “Se macumba ganhasse jogo, campeonato baiano terminava empatado”


Em minha opinião a expressão mais engraçada sobre o futebol. Criada pela lenda Neném Prancha (1906-1976), seu significado é simples e direto. Não há relatos sobre em que situação Neném a soltou apenas se sabe que essa frase foi criada pelo fluminense.
Resultado de imagem para se macumba ganhasse jogo o campeonato baiano terminava empatado
Neném Prancha, o filósofo do futebol brasileiro, https://quemdisse.com.br/autores/nenemprancha.jpg
E sobre Neném Prancha, ele tem sua importância no futebol, pois descobriu o craque Heleno de Freitas, foi treinador de futebol de praia e trabalhou como roupeiro do time infanto-juvenil do Botafogo do RJ, seu time de coração, além de ser autor de diversas frases famosas. Além dessa, ele também criou outras como: “Jogador de futebol deve ser igual sorveteria. Tem várias qualidades”; “Se concentração ganhasse jogo, time da penitenciária não perdia uma”; “Pênalti é tão importante que o presidente deveria bater”; etc.

“Gandula”

Resultado de imagem para gandula
http://blogs.lance.com.br/gol-de-canela-fc/wp-content/uploads/2016/07/Fernanda-Maia-gandula-do-Botafogo1.jpg
Expressão muito usada durante os jogos, que se refere à pessoa responsável por recolher a bola quando ela sai de campo. Esse termo surgiu de uma forma bem curiosa.
Existia um jogador argentino chamado Bernardo Gandulla, que atuou profissionalmente de 1934 até 1948, chegando a jogar pelo Vasco da Gama do RJ (1939-40) e pelo poderoso Boca Juniors da Argentina (1940-43). E seu destaque aconteceu quando foi contratado pelo cruz-maltino, onde o jogador era levado para os jogos, mas apenas como reserva. Durante as partidas ele se destacou por buscar a bola quando essa saia de campo durante as partidas, mesmo quando era a favor do adversário. Isso fez com que ele ganhasse a simpatia da torcida e quando foi embora, passaram a chamar aqueles que repunham a bola em campo como Gandula. Depois de um tempo esse termo pegou e passou a ser utilizado de forma comum no futebol brasileiro.
Resultado de imagem para Bernardo gandulla
Bernardo Gandulla, o responsável pelo surgimento da expressão "Gandula", https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/37/Gandulla_1940.jpg/250px-Gandulla_1940.jpg
Vale lembrar que mesmo com função simples, gandulas já roubaram a cena no futebol nacional, por reposições que favoreceram e prejudicaram clubes, e até mesmo fazendo gols ou os evitando-os. 
Resultado de imagem para gandula salvando gol em cima da linha
Gandula salva gol em cima da linha pelo campeonato sergipano, https://i.ytimg.com/vi/Q2UV6R-d7fU/hqdefault.jpg

“Gol Olímpico”

Resultado de imagem para gol olímpico
https://i.ytimg.com/vi/opVfej4aDqw/maxresdefault.jpg
Expressão utilizada para retratar de um dos gols mais bonitos e raros de acontecer. O Gol Olímpico nada mais é um gol feito do escanteio onde o jogador cruza/chuta a bola direto para o gol. Sua origem é bem interessante e mesmo aqueles que não sabem, devem ter uma idéia do porque se chamar assim.
Esse nome surgiu em 1924. Até esse ano ele era proibido de ser feito, porém essa regra acabou por cair em terra. Seu nome esta associado às Olimpíadas daquele ano. A final foi disputada entre Uruguai e Argentina, final essa vencida pelos uruguaios por 2x1. Com essa vitória o Uruguai ficou com a alcunha de Celeste Olímpica. Depois de 4 meses os 2 se enfrentaram de novo em um amistoso, dessa vez com vitória dos hermanos (Apelido dos argentinos) por 2x1. Nela o jogador Cesárco Onzari, fez um com onde ele chutou a bola da marca do escanteio para o gol. E com esse gol e essa vitória os argentinos para zombar dos celestes, disseram que fizeram um “Gol Olímpico”
Resultado de imagem para gol olímpico cesáreo onzari
Cesárco Onzari, autor do 1º gol olímpico do futebol, http://blogs.lance.com.br/gol-de-canela-fc/wp-content/uploads/2016/07/f300x0-190576_190594_0.jpg
Resultado de imagem para gol olímpico cesáreo onzari
Imagem do 1º gol olímpico do futebol, http://blogs.lance.com.br/gol-de-canela-fc/wp-content/uploads/2016/07/Antonio-Mazzali-levantado-Cesareo-Onzari_LRZIMA20141113_0084_11.jpg
No Brasil o 1º gol olímpico que se tem notícia foi marcado pelo ex-jogador Santana em 1928. Na época ele defendia o Vasco e em um amistoso contra o Montevidéu Wanderes do Uruguai, ele marcou m gol de escanteio, dando a vitória ao cruz-maltino por 1x0.
Desde então esse apelido pegou para essa forma de gol. Existem diversos gols olímpicos marcantes, sendo pra mim o gol de Petkovic contra o Palmeiras no brasileirão de 2009, na vitória por 2x0 é o mais marcante de todos, por ser o 1º que vi.
Resultado de imagem para petkovic gol olimpico
Petkovic comemorando o gol olímpico contra o Palmeiras, http://cdn.espn.com.br/thumb/622_1a2379d1-0681-3fd8-9f91-b83f1b6cfb6f.jpg

“Pelada”


Expressão muito comum e muito usada pelos boleiros. Ela não tem nada haver com alguma mulher pela, por exemplo, e sim é o apelido dado para uma partida amistosa de futebol amadora. Também chamado de futebol de rua, a pelada não tem campo padrão, não tem árbitro, não tem tempo limite, falta é apenas em ocasiões especificas, etc.
Resultado de imagem para pelada futebol
Imagens de uma "Pelada", https://napelada.files.wordpress.com/2012/08/pelada1.jpg
Sobre a origem dessa palavra existem várias teorias de como surgiu. Dizem que surgiu da palavra pé, pelo fato de na maioria das peladas as pessoas jogarem descalça. Outras já dizem que teria vindo do latim pillela, que significa bola, pila, novelo de lã. Já outras dizem que teria vindo de pelo, pois as 1ªs bolas que eram feitas de couro cru e tinham pelos. Enfim não existe uma conclusão da origem do nome, apenas sabemos o que ele significa.

“Hooligans”

Resultado de imagem para Hooligans
http://cdn01.chuteirafc.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/2017/06/24170132/352E041800000578-3638517-Ready_for_battle_Russian_ultras_are_not_only_the_most_vicious_sp-a-22_1465824361564.jpg
Para fechar as o artigo de hoje, vamos com uma expressão muito famosa que vem de lá fora, para ser mais específico, da Inglaterra. Hooligan é um termo usado para se referir a pessoas barulhentas e arruaceiras. No futebol trata-se de torcedores que se organizavam e tinham como características violentas e arruaceiras, algo parecido com as torcidas organizadas em nosso país.
A expressão não tem uma origem certa. Há relatos que vêm de um criminoso irlandês que tinha o sobrenome Hooligan, outras dizem que era um personagem irlandês de tirinhas de jornais que era brigão. Seja qual for sua origem, esse termo ainda deu origem à palavra Hooliganism, que seria um tipo de conduta agressiva e vândala.
Resultado de imagem para Hooligans
Cena do filme Hooligan de 2005, http://nextews.com/images/b4/77/b477d0dc7eef0ee0.jpg
Existem também filmes sobre esse fato que assolou a Inglaterra, dentre eles vale destacar “Hooligans” de 2005, onde um jornalista se muda com sua irmã para Londres, Inglaterra, e lá acaba entrando para esse mundo tribal dessas torcidas organizadas e violentas.
Resultado de imagem para Hooligans
Poster do filme, https://img.fstatic.com/WE_H3YZvajGyRmvbV8Zy6Lryw-k=/fit-in/290x478/smart/https://cdn.fstatic.com/media/movies/covers/2011/04/ca7a8265a5e5a3ff7838949f49389462.jpg

Aviso


Antes de encerrar de vez queria dar um aviso, mas não sobre futebol. Dia 03 de abril teremos manifestações no Brasil para pressionar o STF para que ele não aceite o Habeas Corpus do ex-presidente Lula. Peço que compareçam e chamem amigos e familiares para irem juntos, pois isso não se trata apenas de protestar contra essa injustiça de não prender o Lula, pois não prender ele que cometeu os crimes que cometeu é o mesmo de não prender traficantes, estupradores, pedófilos, e outros criminosos terríveis. Isso seriam claro o fim da constituição e uma mensagem clara de que eles zombam com a nossa cara. Então espero que dia 3 de Abril o Brasil possa contar com sua presença. Compareça é extremamente necessário.
Resultado de imagem para 3 de abril protestos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7l8FOF8u-O7iYiK8FFywGLl-ykLmW0urHONkpC9kHkZUJD2gM8ODwObHrVkpBoxGWoVrwyV27jc-jxys61mWroJLwJUwxcs6EOW2Ofwx5hCeg29TjLEX8oZLsiFCzqPRmsg1umTG6073Z/s1600/mega.jpg
Muito obrigado para quem leu esse artigo e esse aviso em especial, um abraço a todos!

Referências Bibliográficas


Livro “Enciclopédia do Futebol” 2002, Amir Mattos;






















sexta-feira, 16 de março de 2018

Lista 5- Equipes do Interior que já foram fortes ou marcaram época (Paulistas)


Olá, aqui é o Matheus e após a postagem sobre o Milagre de Istambul, estou de volta agora com uma nova postagem falando de um tema que foi dica de meu padrasto. Hoje falarei sobre 5 times do interior de São Paulo que já foram potências ou surpreenderam o futebol, mas hoje são times fracos ou caíram no ostracismo. Sem mais enrolações, vamos aos nomes.

São José

Resultado de imagem para escudo são josé esporte clube
https://seeklogo.com/images/S/Sao_Jose_Esporte_Clube-logo-2CF39A0648-seeklogo.com.png
Fundada em 13 de agosto de 1933, sediado na cidade de mesmo nome, o São José Esporte Clube é um dos clubes mais tradicionais do interior paulista, sendo considerado o maior clube da região do Vale do Paraíba. A Águia do Vale (como é popularmente chamado), mesmo sendo fundada em 1933, só passou a disputar campeonatos de caráter profissional mesmo a partir de 1963, tendo uma rápida passagem a principal divisão estadual em 1957. Durante as décadas de 60 e 70 o clube disputou as divisões menores sempre buscando uma vaga na elite do futebol paulista, vaga essa alcançada em 1981 apenas. Essa década ficaria marcada como a melhor da equipe, começando com a participação da série A de 1982 chegando até as 8ª de final do torneio. Porém o time viveria seu auge mesmo anos depois, para ser mais específico, em 1989.
Começando pelo campeonato paulista daquele ano fez sua melhor campanha, onde após passar por 2 fases de grupos, nas semifinais enfrentou o atual campeão Corinthians. Após perder a 1ª partida por 2x0, o clube venceu por 3x0 (1x0 no tempo normal, 2x0 na prorrogação) o 2º jogo e pela 1ª vez em sua história chegou à final. Nela enfrentou o São Paulo e acabou sucumbindo. Após perder a 1ª partida com gol contra de André Luis aos 41 do 2º tempo e empatar a 2ª partida em 0x0, acabou ficando com o vice daquela edição.
Ainda no mesmo ano o time conseguiu mais um vice importante: o da série B. Na fase de grupos passou junto com Bragantino, sendo o 2º colocado. Na 2ª fase após passar por Botafogo- SP, XV de Piracicaba- SP, Juventude- RS e Catuense- BA, nessa ordem, conquistou seu acesso a 1ª divisão nacional. Na final encontrou o próprio Bragantino e perdendo por 1x0 na ida e por 2x1 na volta ficou com o vice-campeonato da série B. Além dessas campanhas de destaques, o clube em excursão a Europa no mesmo ano acabou conquistando vários títulos de caráter amistosos.
Time vice do paulista e da série B 1989, https://botoesparasempre.blogspot.com.br/2011/02/sao-jose-esporte-clube.html?m=1
Após esse ano maravilhoso o time nunca mais conseguiu sequer montar um clube competitivo e passou a sofrer com acessos e decessos, sendo que sua última participação na elite do paulista foi em 1999. Ano esse que também foi marcado pela eliminação dolorosa na Copa Paulista para o arqui-rival, Taubaté, com 2 derrotas (3x2 fora e 3x1 em casa). E nesse século o time teve poucos momentos de glórias vivendo com muitos acessos e rebaixamentos.
Atualmente a equipe disputa a 2ª divisão do campeonato paulista (Equivalente a 4ª divisão do estadual) e não disputa nenhuma divisão nacional do futebol brasileiro. E na questão título, o clube tem poucos de expressão. Os principais são: 2 Paulistas série A2 (1972 e 80), 1 Paulista série A3 (1965) e 1 Paulista de 2ª divisão (1964), além de vários títulos amistosos.
Vale mencionar também que o São José tem uma equipe de futebol feminina também. Diferente da masculina, é considerada a melhor do Brasil e junto ao time do Santos, são as 2 mais expressivas equipes de futebol feminina do Brasil e estão entre as maiores do mundo. Nessa categoria o time tem os seguintes títulos: 3 Campeonatos Paulistas (2012, 14 e 15), 3 Copas do Brasil (2011, 12 e 13), 3 Copas Libertadores (2011, 13 e 14) e 1 Mundial de Clubes da FIFA (2014).
Resultado de imagem para são josé futebol feminino campeão libertadores
Time do São José de futebol feminino que marcou época de 2011 a 2013, https://cdn.cbf.com.br/content/thumbs/974x0/201311/201256546.jpg
Resultado de imagem para são josé futebol feminino campeão mundial
Equipe comemorando o título mundial de 2014, http://conteudo.imguol.com.br/c/esporte/2014/12/06/sao-jose-e-campeao-mundial-de-clubes-de-futebol-feminino-no-japao-1417876905327_956x500.jpg

Paulista

Resultado de imagem para escudo paulista de jundiai
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/0/06/PaulistaFC.png
Fundado em 17 de maio de 1909, sendo o time mais velho dessa lista, vindo do extinto Jundiay Foot Ball Club que existiu de 1903 a 1908, o Paulista Futebol Clube é um clube sediado na cidade de Jundiaí (Minha cidade natal), com conquistas de expressão, muita tradição e muitos feitos, sendo considerada uma das equipes mais tradicionais do interior paulista (Equipe essa que tenho simpatia muito forte).
O Galo de Jundiaí (Uma de suas várias alcunhas) também demorou em disputar competições profissionais, conseguindo seu 1º acesso a elite em 1968 de maneira invicta, sendo até hoje o único clube a conseguir o acesso a elite dessa forma. E durante as décadas de 1970, 80 e metade da década de 90 o clube passou a ser um time que figurava na elite, caia uma temporada depois subia em outra.
Porém tudo começa a mudar em 1994, com o inicio de parcerias, com a Lousano em no mesmo ano e com a Parmalat em 1998, chegando a mudar o seu nome para Etti Jundiaí e voltando para Paulista após o fim da parceria em 2001. Para se ter uma idéia com a parceria da Lousano o time consegue seu acesso a série A2 e depois na base conquista a inédita e tradicional Copa SP de Futebol Junior em 1997, batendo nos pênaltis o Corinthians (Maior campeão desse torneio). Já com a Parmalat o time conquista em 2000 o Paulista sub-17 e em 2001 começa a viver seu auge, conquistando o paulista da série A2 sobre o Santo André, e sua 1ª conquista nacional: o Campeonato Brasileiro Série C, tendo ao todo perdido apenas 2 derrotas em 22 disputadas. Após o término de suas parcerias o consegue ótimas campanhas na série B, mas sem conseguir o acesso a elite nacional (Vale lembrar que é o único time da lista que não jogou a 1ª divisão do brasileirão) e em 2004 faz história ao ser vice-campeão paulista para o São Caetano, na última final do interior no torneio.
Resultado de imagem para Paulista de jundiai campeão da série C
Time campeão da copinha, http://jornaldejundiai.com.br/noticias-2224-um-apaixonado-pelo-paulista
Imagem relacionada
Poster do clube campeão em 2001, https://sorrentino-blog.webnode.com/_files/200000525-9362a95568/ETTI%20JUNDIA%C3%8D%20CAMPE%C3%83O%20S%C3%89RIE%20C%202001.jpg
Resultado de imagem para Paulista de jundiai nene
Nenê, jogador que teve destque no futebol brasileiro ainda na época de Paulista, https://jornalismofc.files.wordpress.com/2012/03/divulgac3a7c3a3o5.jpg
E em 2005 o time faz história. Disputa a Copa do Brasil de 2005 pelo mérito de vice-campeão paulista. O time que contava com jogadores que fariam história pelo futebol brasileiro, como o goleiro Victor e o zagueiro Réver, além do treinador e ex-jogador Vagner Mancini, o time que passou por Juventude- RS na 1ª fase, Botafogo- RJ na 2ª fase, Internacional- RS nas 8ª de final, Figueirense- SC nas 4ª, Cruzeiro na semifinal, chega de maneira inédita e histórica a final contra o Fluminense- RJ e após vencer por 2x0 na ida em Jundiaí no seu estádio, o Jayme Cintra, com gols de Mossoró (2’/2º) e Leo (38/2º) e empatar no Rio de Janeiro em 0x0, o Galo de Jundiaí repete o feito do Santo André em 2004 e conquista a Copa do Brasil. Essa que é a principal conquista do clube e foi até então a última conquista de um clube do interior na competição. Na temporada seguinte após a conquista da Copa do Brasil, participa pela 1ª e única vez na Copa Libertadores. Acabou caindo na fase de grupo, mas conseguiu fazer história após vencer em seu estádio, o Jayme Cintra, o poderoso River Plate da Argentina por 2x1.
Resultado de imagem para Paulista de jundiai copa do brasil 2005
Foto do time campeão da Copa do Brasil, principal conquista da história do clube, http://farm4.static.flickr.com/3017/5859570926_a05303d02c_b.jpg
Resultado de imagem para Paulista de jundiai copa do brasil 2005 victor e rever
Victor (Esquerda) e Réver (Direita) com a taça da Copa do Brasil, http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/futebol/times/paulista/noticia/2017/04/victor-lamenta-queda-do-paulista-4-divisao-e-diz-torcer-por-volta-por-cima.html
Após esse período glorioso, o Paulista passou a decair. Primeiro sendo caiu em 2007 à série C nacional, não conseguindo seu acesso e tendo que disputar à recém criada série D em 2008, mas fazendo feio. Porém em 2009 a 2011 dá uma espécie de últimos brilhos, chegando à final da Copa Paulista e vencendo as 2 últimas, sendo essas suas últimas conquistas. E em 2014 o clube começa sua decadência no futebol. É rebaixado no campeonato paulista com uma campanha pífia fazendo 4 pontos em 15 rodadas e sem vencer um jogo. Em 2016 é rebaixado para a série A3 e um ano depois é rebaixado para 2ª divisão Paulista (4ª divisão estadual) onde se encontra hoje.
Resultado de imagem para Paulista de jundiai copa paulista 2011
Poster do time bicampeão da copa paulista em 2010/11, https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigNNWs85-CaREg246BVkaeNjOmC0f7PLo8onyJTAPWYg8ui1vPSKJ6bfcjhYGcQlJDOz7HdDIytwiUcQh-3hm2YNXwVX2oRT1pUeueTOu3EobAElc4RTjCmwH1KXrMcDvvcSk_Ms7Zo18/s1600/Slide1.JPG
Atualmente disputa apenas essa competição e vive grave momento financeiro, correndo risco de fechar as portas e ter que reabri com outro nome. Sobre suas conquistas as principais são: 2 Campeonatos Paulistas do Interior (1919 e 21), 2 Paulistas Série A2 (1968 e 2001), 3 Copas Paulistas (1999, 2010 e 11), 1 Brasileiro Série C (2001) e 1 Copa do Brasil (2005).

Inter de Limeira

Resultado de imagem para escudo inter de limeira
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/5/5c/AAInternacional.png
Fundada em 5 de outubro de 1913, a Associação Atlética Internacional de Limeira, mais conhecida como Inter de Limeira, é uma das equipes mais conhecidas do interior paulista.
Mesmo sendo tradicionalíssimo, o Leão (Um dos vários apelidos do clube), demorou em começar a ingressar no futebol profissional do estado de São Paulo, apenas em 1946, mas disputando de vez mesmo o campeonato paulista série A1 apenas em 1979, após ser campeão da série A2 em 1978.

Resultado de imagem para Inter de Limeira campeã paulista kita
Kita um dos maiores nomes do clube e artilheiro do paulista de 1986, http://www.futebolinterior.com.br/Imagem/2050118685/797x448
Porém mal esperavam os torcedores que a década de 80 seria eternizada na história do clube. Para começar em 1986 o time faz história. Até aquele ano o clube tinha como melhores resultados no estadual dois 6º lugares (1980 e 81). Porém em 1986 após ser campeão do 2º turno passou para a 2ª fase que era formada por semifinal e final. Logo na semifinal, enfrentou o Santos, que tinha conquistado o 1º turno. Com a histórica vitória de 2x0 em plena Vila Belmiro na 1ª partida e o 2x1 em Limeira a equipe que estava a apenas 7 anos na elite paulista chega à final do campeonato. Lá enfrentou o Palmeiras que era o amplo favorito. Após empatar a 1ª partida no Morumbi por 0x0, na 2ª partida marcada no mesmo estádio, com gols de Kita (Artilheiro da competição com 24 gols) e Tato para o Leão e Éder para o Palmeiras, a Inter de Limeira marca o futebol ao conquistar pela 1ª e única vez o campeonato paulista, sendo essa a 1ª conquista de um clube do interior na principal competição do estado de São Paulo. Vale destacar que é o único time dessa lista que conquistou o Campeonato Paulista Série A1.
Resultado de imagem para Inter de Limeira campeã paulista
Time campeão paulista, https://www.torcedores.com/content/uploads/2016/09/inter-de-limeira-campea-paulista-1986.jpeg
E apenas 2 anos depois o time consegue conquistar seu principal título até o momento: após passar por 2 fases de grupos, na 3ª fase formada por um grupo de 4 times, enfrentou o Americano- RJ na última rodada e após empatar em 1x1 venceu nos pênaltis por 6x5 e na final enfrentou o Náutico- PE. Com o mando de campo por ter feito a melhor campanha da 1ª fase, o Leão bateu o Timbu (Apelido do Náutico) por 2x1 e sagrou-se campeão Brasileiro da série B.
Resultado de imagem para Inter de Limeira campeã da série b
Poster do time campeão, https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmVaqryVY53coWADEGU7d4hdN5x9poJXemIFeh532olq0NDGOoNdGSTDOpErB8ju_gyaXGvgQ6BiODS6vs4C4cQn8wc9LPuLsytcaBNnAmZ0MbAC7l3u2QMJG2Ba0JGB6kcNQL_nIt2cgb/s1600/1988.jpg
Após essa época gloriosa, a Inter de Limeira passou por alguns problemas financeiros e conviveu com alguns rebaixamentos, tanto no brasileirão quanto no campeonato paulista, fazendo a equipe perder espaço tanto em cenário nacional quanto em cenário estadual. Em 2004, o time conquista seu último título: o Paulista Série A2, e volta à elite, mas na temporada seguinte acaba sendo rebaixada, sendo essa até então sua última participação na série A1. De lá pra cá o Leão vive com renovações, rebaixamentos, chegando até mesmo a disputar a 2ª divisão paulista. Porém o clube acabou por viver um lampejo conseguindo o vice da Copa Paulista de 2017 para a Ferroviária nos pênaltis, e o vice da Série A3 para o Nacional e assim retornando a série A2.
Resultado de imagem para Inter de Limeira copa do brasil 2018
Imagens do jogo entre Rio Branco e Inter de Limeira, pela Copa do Brasil desse ano, https://www.ecosdanoticia.net.br/2018/02/06/historico-inter-de-limeira-debuta-na-copa-do-brasil-com-vaga-em-cima-do-rio-branco-ac.html
Atualmente o clube disputa a série A2 e diferente de Paulista e São José, disputa um torneio nacional, no caso a Copa do Brasil, pelo mérito de vice- campeão da Copa Paulista. E na questão títulos, suas principais conquistas são: 1 Brasileiro Série B (1988), 1 Campeonato Paulista Série A1 (1986), 3 Paulistas Série A2 (1978, 96 e 2004) e 1 Paulista Série A3 (1966), além de conquistas menores como a Taça dos Invictos e a Taça dos Campeões Estaduais RJ- SP, ambas em 1986. Vale destacar também que dessa lista é o time com mais participações na série A nacional (7 vezes até hoje), porém nenhuma realmente que vale ser destacada.

União São João

Resultado de imagem para escudo União são joão
http://grupoopiniao.com.br/wp-content/uploads/2018/01/Uni%C3%A3o_S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_Esporte_Clube_logo.svg_.png
Fundado em 14 de janeiro de 1981, sendo disparado o clube mais novo dessa lista, o União São João Esporte Clube, mais conhecido como União São João de Araras ou União de Araras foi um time que surgiu de outro extinto: a Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João, sendo o 1º clube empresa do Brasil (Você verá o porquê).
Diferente dos demais times dessa lista, o União de Araras conseguiu se destacar rapidamente no futebol paulista e nacional, tanto que 6 anos após sua fundação já era campeão da série A2 e disputava a série A1 do paulista pela 1ª vez. Uma temporada após seu acesso no estadual, o clube faz história e conquista a 2ª edição da recém criada Série C do Campeonato Brasileiro.
Na década de 1990 o clube passa a viver seu auge. Em 1992 o clube consegue seu acesso de maneira inédita a 1ª divisão, devido a uma virada de mesa que deu vaga aos 12 primeiros colocados. Em 1993 o clube consegue o feito histórico de ter seu 1 jogador convocado a seleção, no caso o grande lateral esquerdo Roberto Carlos. Aliás, quando se falam de jogadores, muitos nomes passaram pelo clube, destaque para a cria da casa Roberto Carlos e outros nomes como: Velloso, Pintado, Ailton, Borges, Paulinho Kobayashi, etc.
Resultado de imagem para união são joão velloso
Veloso e Roberto Carlos na época de União São João, https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9U9f9iHbZMLwmdVMnd_GelZcJWU9ZMBspe4TZpPa4KU1Tz3CO3ZSLNnHYEI6NLHYyaUEkmstRAC2eAFk_S6jrvv2vT9-Q82m_celaI7w_B755ngeePrCzEaRe6mG7wzIr7v_mKgO_UmAy/s400/paulista+uniao+sao+joao+roberto+carlos+e+velloso+1.png
Voltando a falar sobre a década de 90 em 1994 acontece o fato que marcou a história do clube onde após ser comprado pelos presidentes José Mario Pavan e Iko Martins junto à usina que dava nome ao clube, tornando-se como já dito o 1º clube empresa do país. Em 1995 cai para a série B, porém acaba conquistando a mesma em 1996 sobre o América- RN, e em 1997 faz sua última participação na série A e acaba sendo rebaixado para a série B. E no final da década a equipe conquista seu último título no profissional: o Paulista do Interior.
Resultado de imagem para união são joão campeão série b
Time campeão do Brasileiro Série B em 1996, http://www.uniaomania.com/times/Time1996.jpeg
Porém o século XXI acaba sendo horrível para o clube. Apesar de começar bem com a do Paulista sub-20 em 2001 e o vice-paulista de 2002, no paulista que praticamente era formado apenas por clubes do interior, em 2003 o time acaba sendo rebaixado para a série C do Brasileiro. E pra piorar em 2004 com uma campanha pífia somando 1 ponto em 10 rodadas, mas não cai graças a punição ao Oeste de perda de 12 pontos fazendo o time se salvar. Mesmo com essa ajuda nesse ano, na temporada seguinte a equipe não consegue e acaba sendo rebaixada em 2005, sendo essa sua última participação na série A1 do paulista. De 2006 então o União São João ficou na série A2 do paulista até 2012, ano em que caiu para a série A3. E uma temporada depois acaba terminando na lanterna e cai para a 2ª divisão paulista, chegando definitivamente ao fundo do poço.
Infelizmente devido às inúmeras dívidas e a crise financeira que se instaurou no clube durante esse período, o União São João acabou fechando suas portas em 2015 com uma dívida de 15 milhões de reais e tenta se recuperar para poder voltar à ativa. Tiveram até notícias recentes sobre jogadores como Roberto Carlos tentado ajudar a equipe, investindo dinheiro e pagando algumas dívidas. Até o momento dessa postagem o clube segue fechado, sendo que sua última partida oficial foi em 20 de setembro de 2014, contra a Pirassununguense, perdendo por 3x2, sendo também a última equipe que o União São João venceu. E sobre títulos, são poucos: 1 Brasileiro Série B (1996), 1 Brasileiro Série C (1988), 1 Paulista Série A2 (1987), 1 Paulista do Interior (1997) e 2 Paulista sub-20 (1996 e 2001).

XV de Piracicaba

Imagem relacionada
http://www.torcidababy.com.br/img/times/xv.png
Para fechar essa lista falarei de um pioneiro do interior paulista. Fundado no dia 15 de novembro de 1913, em Piracicaba, o XV de Piracicaba que originalmente era chamado de XV de Novembro, é um dos clubes de maior torcida no interior paulista e um dos mais tradicionais do estado. Também conhecido pelos apelidos de XV e Nhô Quim (Referência a um personagem de charges criado por Nino Borges e aperfeiçoado por Edson Rontani, que retrata um torcedor quinzista, sendo até a mascote do clube), começou a figurar na elite paulista apenas em 1949.
Foi uma das equipes pioneiras do interior quando falamos em conseguir se destacar. Para começar, foi o 1º clube do interior a disputar a elite paulista. Depois na década de 60 foi um dos precursores a fazer excursão no mundo, para ser mais especifico, fazendo viagens por Europa e Ásia, sendo que essa época apenas Botafogo- RJ e Santos- SP faziam isso. Mesmo com todo esse pioneirismo, o XV ao longo de sua história sofreu com alguns rebaixamentos para a série A2 do estadual. Isso fez com que se tornasse o maior campeão da mesma com 5 conquistas ao todo.
Resultado de imagem para xv de piracicaba 1960
Um dos yime do XV na década de 60, https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIjC_DKNIm4F61fLz3MOvxqLbimbyZ-RNNqVToxSUwYfwCiffcmT634FfokvWzri8melo3kDbki78u6dLedlPI33MiqZvEbbPwX9i5pqph8jBbr-W0H-xIh2VBNOe4ckKh9c5zehO8Dnw/s1600/XV+de+Piracicaba+1965.jpg
Após esse pioneirismo na década de 60, o clube viveu o período de mais destaque durante a década de 1970, podendo ser considerado seu auge. Para começar após seu acesso em 1968, ficou na elite por praticamente 12 anos, caindo apenas em 1980, após essa década. Depois em 1976 conseguiu sua melhor campanha no campeonato paulista. Após passar na 1ª fase em um grupo com São Paulo e Portuguesa, na 2ª fase o time brigou ponto a ponto com o Palmeiras pelo título, até ser derrotado na penúltima rodada e vendo o time da capital faturar o título, restando ao Nhô Quim o vice daquela edição.
Um ano após o vice, o time conseguiu fazer sua melhor campanha em campeonatos brasileiros. Participou pelo mérito de atual vice-campeão estadual e chegou até a 3ª fase, onde ficou em último no seu grupo e terminando em 22º na tabela total.
Resultado de imagem para xv de piracicaba vice campeão paulista
A equipe do Nhô Quim vice campeão paulista de 1976, https://blogdoipeonline.files.wordpress.com/2013/11/xvvice.jpg
Após essa década o clube acabou se transformando em um time gangorra, sempre alternando entre as principais divisões nacionais e estaduais. Durante esse período o time acabou tendo alguns brilhos como em 1995 onde apesar de ter caído para a série A2 do paulista, conquistou o seu principal título no futebol: o Campeonato Brasileiro da Série C. Após passar em 2º lugar na 1ª fase o clube deixou Inter de Limeira, Barra Mansa- RJ, Brasil de Pelotas- RS, Joinville- SC, Gama- DF, nessa ordem, para trás até chegar a final contra o Volta Redonda- RJ e se consagrar campeão após vencer as 2 partidas (2x0 na ida e 1x0 na volta).
Resultado de imagem para xv de piracicaba campeão brasileiro série c
Poster do time campeão de 1995, https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbrqc7ntWgimTHKZ93tcjryeGe0I0NH1ORuc9-Nusi2T7GCIh4D5ZIx5L-VwZxDM64zUE-34TWioPf3qat0fGZUI43rXxsSibG4LG_FICvbnXlEtLFfGC_RRdVRQGbi-9MD57KYzGuclQ/s400/1995_campeao+serie+C.jpg
Após esse lampejo, o clube caiu um pouco no ostracismo, chegando inclusive a sofrer com um rebaixamento pra série A3 do paulista, mas retornando a A2 em 2010 e em 2011 conquistando a mesma e voltando a A1 depois de 17 anos. Permaneceu na elite até 2016 onde viveu um ano misto de sentimentos, pois foi rebaixado de novo para série A2 onde permanece até essa postagem, mas no final do mesmo ano conquistou um título inédito para o clube: a Copa Paulista, em cima da Ferroviária (Atual campeã) nos pênaltis.
Resultado de imagem para xv de piracicaba campeão copa paulista
Festa da conquista da Copa Paulista de 2016, https://staticr1.blastingcdn.com/media/photogallery/2017/6/27/660x290/b_620x273/xv-de-piracicaba-e-o-atual-campeao-do-torneio_1409503.jpg
Atualmente o XV de Piracicaba está como já dito na série A2 do paulista, com chances reais de acesso (até o momento dessa postagem o clube era o 5º colocado faltando 3 rodadas ao término da 1ª fase, lembrando que nesse campeonato apenas o campeão e o vice sobem de divisão), disputará também a Copa Paulista dessa temporada e assim como São José e Paulista, não disputa nenhum torneio de caráter nacional. E na questão conquistas, a principais são: 1 Brasileiro Série C (1995), 1 Copa Paulista (2016), 5 Paulistas Série A2 (1947, 48, 67, 83 e 2011) e 4 Paulistas do Interior (1931, 32, 47 e 48), além de conquistas menores como a Taça dos Invictos de 1967.

Referências Bibliográficas